12/05/11

Riqueza natural em Vale das Fragosas, junto da Cascata da Fraga de Água d´Alta



No deslumbrante Vale das Fragosas, na envolvente da Cascata da Fraga de Água d´Alta, foi evidenciada a existência de um bosque reliquial, uma preciosidade representativa da floresta laurilenhosa subtropical que ocupava o território continental durante o Terciário e que sobreviveu às glaciações do Quaternário em pequenos enclaves abrigados.  
A Dra. Sílvia Ribeiro, da Universidade de Évora, especialista em Botânica Bioclimática, verificou a biodiversidade vegetal e a presença de inúmeras espécies protegidas como o Azereiro, o Folhado, a Frangula, alguns edemismos e o Amieiro
A especialista realçou a importância do local à luz da conservação da natureza, sendo este ecossistema constituído por vários habitats prioritários. Recorde-se que no local se situa uma das maiores manchas de Azereiro (Prunus lusitanica L.) existentes na Europa. A existência deste núcleo bem conservado, num total de 265 exemplares, vem contribuir para novas prospecções, uma vez que os azereirais correspondem a um dos habitats mais importantes, sendo classificados como prioritários por directivas comunitárias.

Nota: De facto a área envolvente à Cascata da Água d`Alta e todo o Vale das Fragosas é de uma riqueza natural absolutamente fantástica. Visitem!

Sem comentários:

Enviar um comentário