25/04/11

Grupo de Danças e Cantares irá actuar em Pedrogão Grande

Grupo de Danças e Cantares do GAIO

Dia 1 de Maio, pelas 17 horas, o Grupo de Danças e Cantares do GAIO irá actuar na XIII Mostra de Produtos Regionais e Feira de Petiscos, em Pedrogão Grande.

Será mais uma grande actuação deste animado Grupo do Orvalho!

24/04/11

Festa na Foz do Giraldo no próximo Fim-de-Semana!

No próximo Fim-de-Semana há FESTA na FOZ DO GIRALDO, uma aldeia da freguesia de Orvalho.

Programa das Festas:

Sexta-feira, dia 29 de Abril:
- Actuação do artista MANUEL EMIDIO;

Sábado, dia 30 de Abril, actuação dos artistas:
- MIGUEL AGOSTINHO;
- ROSINHA e ZÉ DO PIPO com as suas bailarinas;

Domingo, dia 1 de Maio:
- Actuação de FRAZÃO e as suas concertinas.

Lá nos encontraremos!

03/04/11

Dia da Freguesia de Orvalho em Lisboa (26-03-2011)


No passado dia 26 de Março, realizou-se o Dia da Freguesia de Orvalho na Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa. Tratou-se de uma iniciativa organizada em parceria entre o Grupo de Amigos Incondicionais de Orvalho (GAIO), Junta de Freguesia de Orvalho e a Casa da Comarca da Sertã, tendo contado com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Oleiros.
Esta foi uma oportunidade para realçar todas as potencialidades da freguesia, assim como o empreededorismo e dinamismo que marcam o Orvalho e as suas gentes. 
O Orvalho possui empresas e instituições, as quais são grandes empregadoras no concelho, pelo que se destaca a Pinorval, que irá construir em breve uma Central de Biomassa e o dinâmico Centro Social, que está na base da construção de uma unidade de cuidados continuados na freguesia. Todo este tecido socioeconómico tem contribuído para o desenvolvimento local e regional, ao mesmo tempo que tem potenciado a criação de várias oportunidades de emprego. 
Na ocasião, presidida pelo Eng. Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, estiveram presentes: o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, o Presidente da Junta de Freguesia de Orvalho, Paulo Brás Urbano e o Presidente do Centro Social Padre Tomás de Aquino Vaz de Azevedo (Orvalho), António Natário, os quais fizeram as suas intervenções.


O Grupo de Cantares do GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho) abrilhantou o momento com a sua actuação e para além de uma exposição fotográfica sobre a freguesia, da autoria de Paulo Brás, e da exposição de peças feitas a partir de raízes de árvores, da autoria de José Xavier, foi também passado um DVD promocional da freguesia de Orvalho.

No final, seguiu-se um lanche de convívio, com várias dezenas de orvalhenses e amigos da freguesia, onde foram saboreadas iguarias da região. Assim terminou um dia que ficará na memória da freguesia e que em muito dignifica a região.



De seguida deixo-vos uma ligação ao Blogue "Olhar Bem Oleiros" do Dr. Luís Mateus, no qual podem ler um excelente artigo sobre o evento, assim como observar várias fotos tiradas pelo autor do blogue. Vale a pena ver!


01/04/11

3.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho‏




A terceira edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual tem atraído um número crescente de comensais até Oleiros, está agendado para os dias 16, 17, 23 e 24 de Abril. O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em 6 restaurantes aderentes.
Um apontamento para este ano, será a candidatura do Cabrito Estonado, uma especialidade endógena do concelho de Oleiros, ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia, o qual pretende promover e salvaguardar o receituário português, garantir o seu carácter genuíno, promover a exigência de utilização de produtos agrícolas nacionais qualificados e privilegiar a diversidade regional.

Cabrito Estonado e Maranhos

O Cabrito Estonado de Oleiros tem bem presente o seu carácter genuíno e autenticidade, sendo confeccionado, desde tempos remotos, exclusivamente em Oleiros. Esta especialidade tem uma forte tradição enraizada no concelho, sendo a sua confecção habitual e uma referência nos hábitos alimentares da população.
Todos estes factores contribuem para que este prato seja um motivo de afirmação do território e constitua um suporte de biodiversidade, garantindo a preservação de actividades silvo-pastorícias, normalmente em regime extensivo ou semi-intensivo, ao mesmo tempo que representa um factor de enriquecimento da gastronomia regional.
Por outro lado, a sua capacidade de atracção é inegável e tem atraído desde os mais credenciados especialistas em gastronomia até ao comum apreciador da boa mesa, facto que tem contribuído para que concelho de Oleiros se assuma como destino gastronómico de excelência.
Fonte: http://www.cm-oleiros-pt/

Tendo em conta que sou um grande apreciador de Maranho, convido todos os leitores a participar no Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Tenho a certeza de que não se irão arrepender!