31/03/11
29/03/11
GAIO apresenta Plano de Actividades para Ano 2011
No passado Domingo, dia 27 de Março, o Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho reuniu em Assembleia Geral Ordinária, a qual serviu para apresentar o relatório e contas do exercício do ano 2010, assim como para eleger os Corpos Sociais até Agosto 2013.
De seguida iremos apresentar os elementos que compõem os Corpos Sociais do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho, assim como o Plano de Actividades do GAIO para o ano 2011.
Corpos Sociais (2010-2013):
Direcção:
Celestino Custódio
Armindo Pedroso
Luís Santos Alexandre
Assembleia Geral:
António Xavier Gomes
António Trindade Santos
Vítor Moura
Conselho Fiscal:
Fernando Gaspar
Ilídio Pedro Pires
Joaquim Vaz
Plano de Actividades do GAIO para ano 2011
Janeiro: 2 Janeiro – Cântico das Janeiras em Orvalho
3 Janeiro - Cântico das Janeiras na Câmara Municipal de Oleiros
9 Janeiro - Cântico das Janeiras em Orvalho
12 Janeiro - Cântico das Janeiras no Governo Civil de Castelo Branco
13 Janeiro - Cântico das Janeiras em Casas da Zebreira, Foz do Giraldo, Adgiraldo, Vilar Barroco e Aziral.
22 Janeiro – Festa de S. Sebastião, com realização de lanche-convívio, aberto a toda a população.
Fevereiro: Ensaio de canções e rodas de Carnaval.
Março: 6 Março – Rodas de Carnaval nos largos onde tradicionalmente se faziam no passado, assim como também no Centro Social Padre Tomás D`Aquino Vaz de Azevedo em Orvalho
8 Março – Participação no Desfile de Carnaval em Oleiros
26 Março – Dia da Freguesia de Orvalho na Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa
27 Março – Assembleia Geral Ordinária
Abril: 22 Abril – Participação na Via Sacra a realizar pelas ruas de Orvalho
23 Abril – Cânticos de Aleluia pelas ruas de Orvalho, após as exéquias religiosas na Igreja
Maio: 1 Maio – Jogos Tradicionais nas instalações do G.D.R.C. Orvalho
Junho: 1 Junho – Aniversário do GAIO / Missa pelos sócios e simpatizantes do GAIO já falecidos
11 Junho – Marchas Populares de Santo António seguida de Sardinhada
25 Junho – Participação nas Marchas de São João em Oleiros
Julho: Gravação de novo CD ou DVD
Agosto: Presença na Feira do Pinhal em Oleiros
14 Agosto – 23º Aniversário do GAIO – Encontro de Grupo – Feira de Produtos Regionais
Outubro: 30 Outubro – Magusto Anual do GAIO em Orvalho
Dezembro: Início dos Cânticos das Janeiras
No final da Assembleia realizou-se um lanche entre os associados presentes, o que permitiu alguns bons momentos de convívio e de animação entre os presentes.
Nota: Como orvalhense, fico muito satisfeito pelo GAIO ter ultrapassado o impasse na eleição dos novos corpos sociais. Pelo que aproveito para dar os parabéns aos elementos eleitos, os quais tenho a certeza que irão continuar o bom trabalho que o GAIO tem desenvolvido ao longo dos anos e o qual orgulha todos os "amigos"!
Mais informo que o Orvalho Online cá estará para vos ajudar a divulgar pelos "amigos" as actividades onde o GAIO estará presente!
Juvebombeiro realizou Passeio Pedestre e Almoço-Convívio em Orvalho
No passado Domingo, dia 27 de Março, o grupo de jovens que compõem a Juvebombeiro de Oleiros, realizaram um passeio pedestre em Orvalho, aberto a toda a população.
O percurso do Passeio Pedestre de Orvalho passou pela Fraga da Água D`Alta e pelo Mosqueiro.
Apesar das condições climatéricas, o passeio foi realizado sempre com muita animação e boa disposição.
Após o passeio, realizou-se um almoço convívio na Secção de Orvalho dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, onde estiveram presentes bombeiros e vários orvalhenses que participaram no passeio.
Tratou-se de um evento que correu muito bem, no qual destaco o facto de permitir aproximar mais uma vez os bombeiros e a população da freguesia de Orvalho.
Destaco também o almoço, uma Jardineira fantástica, elaborada pelo chefe José António (do Mosteiro), ao qual agradecemos.
Deixo aqui também o meu agradecimento à Juvebombeiro pela realização da acção e à qual lanço o desafio de voltarem a repetir o evento no Orvalho, mas numa altura em que as condições climatéricas sejam mais favoráveis...
28/03/11
Josés realizam Jantar Convívio
No passado dia 19 de Março, os Josés de Orvalho realizaram um jantar convívio, no qual ficam aqui algumas imagens para recordar.
Fotos da autoria de Alice e José Xavier, aos quais agradeço.
22/03/11
“Dia da Freguesia de Orvalho” em Lisboa
No próximo dia 26 de Março, Sábado, a partir das 15 horas, irá realizar-se nas instalações da Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, o “Dia da Freguesia de Orvalho”. Trata-se de uma iniciativa que pretende dar a conhecer e promover o importante património natural, cultural e gastronómico de Orvalho, uma das maiores freguesias do concelho de Oleiros.
O “Dia da Freguesia de Orvalho” é uma iniciativa organizada em parceria pela Junta de Freguesia de Orvalho, pelo GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais de Orvalho) e pela Casa da Comarca da Sertã (CCS), pelo que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros.
Programa:
15H - Inauguração de Exposição de Fotografia sobre a Freguesia de Orvalho, de Paulo Brás
Inauguração de Exposição de Raízes, de José Manuel Xavier.
15H30 - Palestra “Freguesia de Orvalho: Orgulho no Passado, o seu Presente, perspectivas de Futuro”
Oradores:
· Governadora Civil do Distrito de Castelo Branco e orvalhense - Dra. Alzira Serrasqueiro
· Presidente do Município de Oleiros, Sr. José Santos Marques.
· Presidente da Junta de Freguesia de Orvalho, Sr. Paulo Brás.
· Presidente do Centro Social de Orvalho, Sr. António Natário.
16H30 - Actuação Musical do Grupo de Danças e Cantares do GAIO.
17H - Lanche com produtos regionais.
Mais informo que a Casa da Comarca da Sertã localiza-se na Rua da Madalena, 171, 3º, 1100-319 - Lisboa, sendo que podem visualizar a localização no seguinte endereço:
Fica o convite à participação no evento aos orvalhenses, amigos da freguesia e a todos os interessados em conhecer um pouco mais a nossa fantástica freguesia de Orvalho.
Será certamente uma tarde de grande convívio, apareçam!
21/03/11
GAIO reune sócios em assembleia no dia 27/03/2011
"O presidente da Mesa da Assembleia do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho convocou os associados para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar no próximo Domingo, dia 27 de Março de 2011, pelas 16horas, no Salão das antigas instalações da Junta de Freguesia, no Largo da Nossa Senhora de Fátima em orvalho,com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Apresentação, discussão e votação do relatório e contas do exercício do ano 2010.
2- Apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades para o ano 2011.
3- Eleição dos Corpos Sociais para o triénio (Agosto 2010/Agosto 2013) (Apelo aos sócios para constituirem listas candidatas aos orgãos sociais, sob pena da nossa Associação ficar inactiva.)
4- Outros assuntos de interesse geral para a associação.
Se à hora marcada não estiver presente o número de associados suficiente para o ínicio da Assembleia, a mesma reunirá meia hora mais tarde no mesmo local e com a mesma ordem de trabalhos, com qualquer número de associados."
Sendo o GAIO uma associação com um papel cada vez mais importante para a aldeia de Orvalho e em geral em toda a freguesia de Orvalho e no concelho de Oleiros, é importante que se encontre uma solução directiva para que a associação prossiga com o dinamismo que tem mostrado desde o seu início.
Aproveito para felicitar todos os membros actuais da direccção da associação, os quais têm feito um trabalho que é de assinalar!
Hoje é o dia dos Censos
Os portugueses podem a partir de hoje e durante três semanas responder pela Internet ao questionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) destinado a recolher dados em todo o país para os Censos 2011.
Entre o dia 21 de Março e 10 de Abril as pessoas podem fazer a resposta ao questionário através da Internet, enquanto a recolha das respostas em papel pelos recenseadores só se iniciará a 28 de Março.
Quando há uma resposta pela Internet é automaticamente enviado um SMS para o recenseador a informar que aquele alojamento já respondeu.
Já as pessoas que vão responder em papel vão aguardar pelo recenseador a partir do dia 28 de Março, esperando o INE ter a recolha concluída a 24 de Abril.
A distribuição dos questionários arrancou a 07 de Março, mas hoje é considerado o momento censitário, ou seja, o dia a que se referem os dados a recolher.
O momento censitário significa que as informações contidas nos questionários se referem à situação que os portugueses tinham no dia 21 de Março para tudo ser comparável.
Este dia é escolhido de acordo a encontrar o maior número de pessoas na sua residência e, portanto, existe a necessidade de estudar o calendário, férias de Carnaval, Páscoa, quando há pontes, etc.
Na noite de domingo começou o recenseamento dos sem-abrigo que se estende durante o dia de hoje.
Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística, o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.
O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos "residentes ou apenas presentes no território português", independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.
Entre o dia 21 de Março e 10 de Abril as pessoas podem fazer a resposta ao questionário através da Internet, enquanto a recolha das respostas em papel pelos recenseadores só se iniciará a 28 de Março.
Quando há uma resposta pela Internet é automaticamente enviado um SMS para o recenseador a informar que aquele alojamento já respondeu.
Já as pessoas que vão responder em papel vão aguardar pelo recenseador a partir do dia 28 de Março, esperando o INE ter a recolha concluída a 24 de Abril.
A distribuição dos questionários arrancou a 07 de Março, mas hoje é considerado o momento censitário, ou seja, o dia a que se referem os dados a recolher.
O momento censitário significa que as informações contidas nos questionários se referem à situação que os portugueses tinham no dia 21 de Março para tudo ser comparável.
Este dia é escolhido de acordo a encontrar o maior número de pessoas na sua residência e, portanto, existe a necessidade de estudar o calendário, férias de Carnaval, Páscoa, quando há pontes, etc.
Na noite de domingo começou o recenseamento dos sem-abrigo que se estende durante o dia de hoje.
Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística, o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.
O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos "residentes ou apenas presentes no território português", independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.
Dia da Floresta em Orvalho (21 Março de 2011)
Sendo a floresta um dos recursos mais importantes da freguesia de Orvalho, a data será assinalada em Orvalho com um evento que irá incluir todas as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância de Orvalho.
No dia 21 de Março, pelas 14h30, a Freguesia de Orvalho em parceria com a PINORVAL convidam os alunos a visitar a PINORVAL em Orvalho, onde irá realizar-se uma palestra relacionada com a importância da floresta e uma demonstração de boas práticas florestais.
Fonte: www.jf-orvalho.pt
16/03/11
Residentes na Freguesia de Orvalho com benefícios no IRS e nos Impostos Municipais
O Município de Oleiros irá prescindir em 2011 da participação variável de cinco por cento no IRS que incide sobre o rendimento de 2010 dos contribuintes residentes no seu concelho.
“Esta é uma medida que tem sido tomada nos últimos três anos e que resulta na prática num benefício no resultado final da nota de liquidação quanto ao valor a pagar ou a receber pelos contribuintes residentes em Oleiros, os quais receberão mais cinco por cento, em caso de reembolso, ou entregarão menos cinco por cento, no caso de terem algo a pagar ao Estado. A medida foi tomada pela autarquia, através dos seus órgãos executivo e deliberativo, a qual entendeu abdicar dessa taxa, fixando em 0% a taxa variável de IRS, o que implica uma diminuição directa de 5% no pagamento de IRS, valor este que o Estado não irá arrecadar, em prol do sujeito passivo.
Segundo dados publicados na página de internet do Município de Oleiros, a estratégia passa por melhorar as condições de vida da população residente no concelho, atraindo outros residentes de concelhos limítrofes. Recorde-se que esta é apenas uma das políticas que têm vindo a ser tomadas no sentido atrair e fixar população. Os habitantes do Concelho de Oleiros possuem regalias que tornam a sua vida mais facilitada, como é o caso da tarifa da água (a mais barata do país) ou dos impostos municipais. Recentemente, um estudo revelou que os residentes no concelho são dos que menos pagam em impostos municipais, refira-se por exemplo o caso em concreto da isenção do pagamento de taxa de resíduos sólidos e urbanos ou o caso do IMI (Imposto Municipal de Imóveis), cuja taxa a aplicar foi definida pela mediana do intervalo mais baixo das hipóteses estipuladas para cada um dos casos. Assim 0,4 e 0,6 para o caso dos prédios urbanos avaliados nos termos do Código e para os não avaliados, respectivamente.”
Trata-se de uma boa notícia para todos os residentes na freguesia de Orvalho e em geral para todo o concelho de Oleiros.
14/03/11
Daniel Nunes vence Rali Rota do Medronho
Daniel Nunes
Uma vitória consolidada apenas na derradeira classificativa, á frente do vencedor do rali de abertura do "Open" António Rodrigues (Citroen Saxo) e de Samir Sousa, no competitivo Nissan Sunny GTI-R, mas a prova foi marcada por um verdadeiro ataque ao comando, levado a cabo pelo futuro vencedor, que desde esta manhã, tentou - ainda que sem sucesso - desalojar um "autoritário" Ivo Nogueira, de um comando que assumiu deste a primeira Prova Especial.
O Rali Rota do Medronho, começou na zona de Proença-a-Nova, debaixo de chuva intensa, que desde logo fez bastantes vítimas, escalonando a classificação até á paragem retemperadora para o almoço; Ivo Nogueira entrou ao ataque, garantindo seis segundos de vantagem sobre Samir Sousa no primeiro troço e quase empatando com Daniel Ribeiro, no pequeno Peugeot 205 GTI, na classificativa seguinte. Samir Sousa aparecia logo a seguir e passava a situar-se logo atrás do homem do DS3 (7,6s).
Mas na segunda volta, as coisas começaram a complicar-se para o comandante, que de uma assentada perdeu 10s para Daniel Nunes e 6 para Sousa, passando a comandar apenas com dois segundos de vantagem para o homem do Mitsubishi e com 3,8s de vantagem sobre Samir Sousa, que também seria surpreendido pelo ataque do futuro vencedor da prova.
Á tarde os pisos secaram e a prova ficou marcada pelo acidente do Fiat 500 Abarth de Pedro Matias, que condicionou a classificação geral a partir do nr. 9, permitindo alguma "folga" ao homem do DS3...
Á tarde os pisos secaram e a prova ficou marcada pelo acidente do Fiat 500 Abarth de Pedro Matias, que condicionou a classificação geral a partir do nr. 9, permitindo alguma "folga" ao homem do DS3...
A partir desta altura tudo mudou, pois tanto Daniel Nunes como António Rodrigues passaram ao ataque, ganhando muitos segundos a Ivo Nogueira que perdeu o comando do Rali no penúltimo troço e acabou por furar na derradeira classificativa, baixando ao oitavo posto final.
Na geral, o destaque já referido para os três que ocuparam o pódio, assim como para as vitórias de Daniel Ribeiro no Desafio Modelstand (5º) o triunfo de Diogo Gago no Troféu Fastbravo e ainda o oitavo lugar de Luis Prazeres (melhor colocado entre os pilotos da Escuderia Castelo Branco).
Na geral, o destaque já referido para os três que ocuparam o pódio, assim como para as vitórias de Daniel Ribeiro no Desafio Modelstand (5º) o triunfo de Diogo Gago no Troféu Fastbravo e ainda o oitavo lugar de Luis Prazeres (melhor colocado entre os pilotos da Escuderia Castelo Branco).
Uma prova que não poderia ter corrido melhor para a Escuderia Castelo Branco e para os patrocinadores - Câmara Municipal de Oleiros e Proença-a-Nova - terminando em grande festa no centro da vila de Oleiros, onde foram consagrados os justos vencedores de uma prova que já marca a diferença entre os participantes e interessados no competitivo Campeonato Open de Ralis 2010.
Classificações em: www.escuderiacastelobranco.pt e transmissões televisivas como segue: RTP N no próximo sábado dia 19 ás 15h e no domingo ás 18h30; Sport TV no programa Grelha de Partida a partir de 5ª Feira; RTP2 no programa Magazine do Desporto Automóvel, sábado dia 26.
10/03/11
Rali Rota do Medronho 2011, dias 12 e 13 de Março
Nos próximos dias 12 e 13 de Março, vai para a estrada a segunda edição do RALI ROTA DO MEDRONHO, entre os concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova. Esta prova, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, pontua para Campeonato Nacional OPEN de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Troféu Nacional de Clássicos - Ralis e Campeonato Regional de Ralis – Centro. O headquarter (base da prova) situa-se na Vila de Oleiros, pelo que a prova se inicia nesta vila, segue para Proença-a-Nova e volta a Oleiros para concretizar o seu término. Integrados nesta competição estão também o “Desafio Modelstand” (Peugeot 206), o “Troféu Fastbravo” (Seat Marbella) e o “Troféu Fiat(e) em nós e acelera... “(Fiat Uno).
Os motores fazem-se ouvir logo no sábado, (dia 12), pelas 14:00h, com uma Prova-Teste / Shakedown, a decorrer nas imediações de Oleiros, a qual estará aberta aos concorrentes durante três horas, onde todos poderão testar e ultimar as afinações das suas "máquinas", num percurso preparado para o efeito e com todas as condições de segurança.
Os motores fazem-se ouvir logo no sábado, (dia 12), pelas 14:00h, com uma Prova-Teste / Shakedown, a decorrer nas imediações de Oleiros, a qual estará aberta aos concorrentes durante três horas, onde todos poderão testar e ultimar as afinações das suas "máquinas", num percurso preparado para o efeito e com todas as condições de segurança.
Domingo de tarde (dia 13), os carros rumam à zona de Oleiros, onde são disputadas as últimas quatro provas "contra o cronómetro", duas etapas entre o Braçal-Zona Industrial de Oleiros e as outras duas etapas fazem a ligação entre Roqueiro-Pisoria-Rabaças.
Ao fim da tarde, tendo o pódio da prova como palco do espectáculo, é feita a consagração dos vencedores, na Praça do Município, em Oleiros.
Obtenha mais informações sobre as etapas e participantes no endereço da Escuderia de Castelo Branco em www.escuderiacastelobranco.pt
08/03/11
02/03/11
CENSOS 2011
É já no dia 7 de Março que tem início a distribuição dos inquéritos, ou seja, arranca o “momento censitário” que decorrerá durante os meses de Março e Abril. A recolha destes inquéritos procede-se depois a partir do dia 21 de Março, tendo estes de estar totalmente recolhidos até ao dia 24 de Abril. Os Censos 2011, nome que se dá a este “momento”, são promovidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, com o objectivo de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários. Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente.
Os Censos 2011 apresentam uma novidade: a resposta pela Internet, e-censos. Nesse caso a resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e não apenas através do tradicional preenchimento em papel. Assim, todas as residências são contactadas, por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação: os questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet. A documentação é deixada na caixa do correio, no caso de os moradores se encontrarem ausentes. Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por sms de que a sua resposta já foi dada. Caso opte por preencher os questionários em papel, o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
Fonte:www.cm-oleiros.pt
Subscrever:
Mensagens (Atom)